25 fevereiro 2009

O empresário exemplo II

Já tinha falado aqui sobre o carácter e a capacidade de Alexandre Soares dos Santos, presidente do grupo Jerónimo Martins. Alguns amigos, desdenhando, perguntaram-me se eu sabia o que ele fazia nas suas empresas. Convivi com a sua família durante algum tempo, e consegui verificar que tipo de gente era. Gente boa. Mas como provar aos meus amigos, o que dizia?

Soares dos Santos deu-me uma ajuda. Depois de já ter falado, e bem, sobre a crise, o governo e o corporativismo, falou ainda melhor sobre as medidas que tomará na sua empresa. Primeiro, abrirá mão das reservas que fez para prevenir um ano de prejuízos. Depois, deixará de pagar dividendos. Em seguida, diminuirá salários de administração e quadros. No final, negociará cortes de horário e salários. Só se, todas estas não forem medidas suficientes, avançará para despedimentos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao Sr Alexandre Soares dos Santos.
É sempre bom sabermos que ainda existem empresários responsáveis e que pensam a longo prazo na sustentabilidade da sua empresa e não em busca do lucro fácil. Cada vez mais este tipo de conduta é fundamental, principalmente ao nível das multinacionais que hoje em dia tem mais poder e geram mais PIB que muitas nações (mesmo Ocidentais).
A responsabilização social destas é cada vez maior.
Despedir como medida preventiva para resposta à crise é lamentável.

Mario Kirchen

Anónimo disse...

Empresários como este contam-se pelos dedos das mãos. Pena é não haver muitos. E realmente pena, atendendendo que a esmagadora maioria dos empresários do país são social democratas
Sá Noronha