27 agosto 2009

Algumas palavras chave da apresentação

"Ambição realista", "Confiança fundamentada", "Esperança assente na verdade"
Já chega de mentiras, truques e passes de mágica como os do PS e José Sócrates. Verdade é a base de qualquer relação, tal como a que tem de existir entre os Portugueses e o seu Governo.

"Programa sucinto e objectivo, não se refugiando em generalidades, nem prometendo tudo a todos"
Ora é mesmo isto que é preciso. Coisas simples mas importantes, trabalhosas mas passíveis de implementar. Compromissos objectivos que fujam às genéricas promessas do antigamente.

"Não se trata de um copy-paste de outro programa mas de um compromisso de verdade"
Todos os programas deveriam ser assim. Um conjunto de compromissos que tivessem por base um trabalho de pesquisa no seio das necessidades dos portugueses. Ao contrário dos habituais programas cheios de teorias que não se aplicam na prática e cheios de frases feitas.

"Não se trata de um programa editado por um grupo de sábios"
Portugal não precisa de um Governo que trace o seu rumo com base em teorias feitas por grandes senhores que levam a vida entre gabinetes, belos restaurantes, viagens de luxo e festas da alta sociedade. Portugal precisa que os seus governantes estejam conscientes do que se passa realmente nas ruas, nas casas e nas empresas dos portugueses.

"Suspenderemos de imediato o projecto megalómano do TGV"
Sobre este assunto já escrevi muitas linhas. Podem ver a minha posição aqui. Se temos o Pendular, porque não potenciá-lo em vez de nos endividarmos de morte com o TGV?

"Reforçar o papel das IPSS, da sociedade civil e do voluntariado"
Esta sim, é a forma de termos um país solidário. Devemo-nos envolver todos nestes projectos de solidariedade social que tomarão 1% do nosso tempo. Não é melhor isto do que - como dizia Medina Carreira - andarmos a trabalhar para nós e para um pendura do estado?

"Luta sem quartel à corrupção"
O maior problema de Portugal. Somos o país dos chicos-espertos onde já se pensa que burros são aqueles que não roubam. Até porque quem rouba nem sequer vai preso. Por este andar, estaremos em pouco tempo como no Brasil. É necessária esta luta sem quartel.

"Vamos suspender de imediato o actual modelo de avaliação dos professores"
"Por termo ao estrangulamento financeiro no ensino superior"
A educação é outro dos grandes problemas do país. Temos um problema de base que está na nossa escola e que atravessa todos os ciclos de ensino. É necessário voltar a colocar os patamares de exigência. É necessário voltar a dar condições aos professores. É necessário remodelar e actualizar escolas. É necessário passar á sociedade uma nova cultura de mérito. É necessário também combater o insucesso escolar com várias medidas. É necessário mudar o sistema de ensino facilitista, não só no secundário mas desde o 1º ciclo

"Apoio indefectível às forças de segurança"
Por todo o país, em pequenas vilas e grandes cidades, ninguém tem respeito pela autoridade. Tudo é permitido: roubar, violar, agredir, insultar, transgredir. A polícia nada pode fazer porque tudo é considerado excesso de força policial. Confundimos liberdade com libertinagem. Isto é consequência da falta de apoio da tutela ás autoridades policiais.

Sem comentários: