19 janeiro 2009

Sondagens reais

Durante estas últimas semanas tem-se falado muito na possibilidade de Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, se demitir por causa de umas sondagens que têm sido publicadas e que não têm tido resultados muito favoráveis ao maior partido da oposição.

Tal como já referi aqui, as sondagens têm sido instrumentos do "sistema", e têm sido encomendadas para tentarem evitar ou descredibilizar candidaturas. As sodagens feitas por encomenda têm como objectivo atirar areia aos olhos das pessoas, mas elas apenas enganam os próprios, ou seja, os que as encomendaram.

Querem uma sondagem verdadeira? Hoje, tive a oportunidade de ouvir o Fórum TSF sobre o tema "as promessas que Sócrates fez na sua moção para a próxima legislatura". Durante 90 minutos cerca de 50 pessoas falaram e apenas 1 disse que acreditava neste governo e continuaria a votar PS.

As outras pessoas, desde engenheiros, desempregados, taxistas ou empresários, de Vila Real a Faro e da Guarda até Setúbal, todas disseram que o PM era mentiroso, era incompetente, não tinha crédito. E por isso votariam noutros partidos em 2009. Querem melhor sondagem? Oposição 98% - PS 2%

7 comentários:

António Lopes da Costa disse...

Apesar de ter andado ocupado nestes últimos tempos, por causa dos exames, tenho, no caminho entre casa e a faculdade, ouvido o que os portugueses dizem nas rádios. Tenho ouvido colegas. Tenho visto, na medida dos possíveis, parte dos fóruns da televisão. E também acho estranho o contraste entre aquilo que os portugueses sentem e dizem e aquilo que as sondagens revelam.
Mas, como se diz, as sondagens valem o que valem e a grande sondagem acontecerá daqui por uns meses. Cada dia que passa é menos um dia que falta para o PSD tirar o senhor "engenheiro" da cadeira do poder. Vamos trabalhar e ter muita, muita esperança.

Um abraço

Anónimo disse...

Eu também acredito em si Luis.
Tanta gente insatisfeita. E as sondagens a serem esta falsidade e vergonha.
A sua sondagem está certa. Tenho a certeza.
O Sócrates e o PS vão ter 2% de votos nas próximas eleições.

Beijinhoooos ;)

Teresa

Anónimo disse...

Quem anda na rua constata exactamente isso.
É quase missão impossível ouvir alguém elogiar Sócrates.
Há coisas fantásticas, não há?

Luis Melo disse...

Caro António,
É isso que tenho visto e ouvido também. Na rua, nos cafés, no trabalho, etc. Só as sondagens encomendadas é que vêem o contrário. É preciso no entanto trabalhar e ter alguma esperança.

Cara Teresa,
Claro que o PS não vai ter 2% dos votos, não somos ingénuos a esse ponto. Mas uma coisa é certa, não vai ganhar as eleições.

Caro AP,
É de facto uma missão dificil ouvir alguém a elogiar Sócrates. Mas ainda há alguns. Quase todos eles são militantes jovens acérrimos do PS. Quanto ás sondagens por encomenda, são de facto fantásticas.

Anónimo disse...

As sondagens valem o que valem. A opinião dos participantes no programa da TSF também não servem para aferir o resultado da verdadeira opinião dos portugueses.
O verdadeiro veredicto será o resultado da contagem dos votos no dia D.
Tudo o resto são balelas.

Luis Melo disse...

Caro Anónimo,

É verdade... e é isso que tento dizer quando dou esta "sondagem" de 2% ao PS.

É uma forma de mostrar o valor que não têm as sondagens encomendadas que saem nos média.

Sondagens essas, segundo as quais, alguns pedem a demissão de MFL.

Anónimo disse...

ehehhe

Como ouvinte diária do forum da TSF, fiquei surpresa ao ver que só um falou a favor do governo...se bem que da maneira como está o país...mas uma coisa é o que se diz outra é o que se faz...os portugueses não mudam assim tão radicalmente...mesmo insatisfeitos, na hora do voto são fiéis ao seu partido porque têm esperança e ainda acreditam em milagres...

Não vou tão longe nas sondagens, claro que o PS vai ter muito mais que 2%, mas já fico mais ou menos bem se perderem a maioria...

Beijocas :)

teresa (outra)