06 dezembro 2008

Sondagens por encomenda


As sondagens são, de há algum tempo a esta parte, instrumentos do "sistema". Quando se prevê a possibilidade de alguém - que promete acabar com o "sistema" - ganhar umas eleições, logo vêm as sondagens encomendadas para tentarem evitar a candidatura desta pessoa.

Foi o que aconteceu, se bem se recordam, com Rui Rio nas autárquicas de 2001. Rui Rio prometeu acabar com o "sistema" que existia à volta da C.M.Porto, e por isso os que viviam da corrupção e do compadrio apressaram-se a pedir sondagens que lhe davam a derrota.

Mesmo com sondagens que lhe davam 20% Rui Rio não desistiu, candidatou-se, lutou e venceu. Manuela Ferreira Leite promete agora fazer o mesmo. É assim mesmo. Estes são os bons políticos, que se regem pelos ideais e valores e não pelas sondagens ou opiniões.

9 comentários:

Roberto Rodrigues disse...

Parabens pelo seu blog. Muito interessante!

Saudações da Madeira.

Roberto Rodrigues

Luis Melo disse...

Obrigado Ricardo, seja sempre bem vindo.

Anónimo disse...

Será que as pessoas votam no partido X só porque está na frente duma sondagem? Será que alguém acredita nisto?

Luis Melo disse...

Caro AP,

Não acredito que as pessoas votem conforme as sondagens.

O que digo é que certas sondagens tentam desencorajar as candidaturas.

Mas há muita gente que não vai votar pensando "ele (o candidato) já perdeu, dão-lhe 20%. Não vai ser o meu voto que fará a diferença".

Ricardo Rocha disse...

Concordo que o "sistema" tem que ser mudado. Já ontem era tarde!
Mas não é Ferreira Leite que tem "arcaboiço" para o mudar.
Já agora veja como está o Porto de Rui Rio...

Luis Melo disse...

Caro Ricardo Rocha:

O Porto de Rui Rio, está muito melhor do que há 10 anos atrás. Prova disso é o voto de confiança que os Portuenses lhe deram em 2005 e o que vão dar novamente em 2009.

Acha que votariam nele se o trabalho não fosse bem feito? O problema é que os centralistas de Lisboa só sabem do Porto o que vêm na TV: Rivolis, Metros, etc.

O Porto não é só Metro. Os Portuenses não estão muito preocupados com o La Féria. Há muito mais coisas importantes e prementes. Rui Rio está a dar bem conta do recado. E os portuenses sabem-no.

Ricardo Rocha disse...

Caro Luís

Nunca gostei de Fernando Gomes nem sou do partido dele, mas como municipe da cidade do Porto, tenho que dar a mão à palmatoria: Ele fez mais esta cidade que Rui Rio.
A cidade e a região Norte, nunca foram tão marginalizadas e tão esquecidas como actualmente.
Quanto a confiança, este governo também teve o voto de confiança do povo português e o resultado está à vista.

Luis Melo disse...

Caro Ricardo,

Está a confundir.

Os portuenses depois de 4 anos (2001-2005) voltaram a depositar confiança em Rui Rio. É porque o trabalho dele não foi assim mau como diz.

Quanto a este governo, isso não aconteceu. Os portugueses votaram nele em 2005, ás cegas. Enganados. Em 2009 vai ver como isso não acontecerá.

Ricardo Rocha disse...

Por muito que nos custe, as evidencias (não as sondagens) estão à vista. Iremos gramar Sócrates na versão II.