04 setembro 2008

Novo Estado?

Pedro Passos Coelho desafiou ontem o PSD a encabeçar um novo paradigma de contrato social, defendendo um novo desenho das funções do Estado. Saúde, educação e segurança social devem continuar a ser garantidas pelo Estado, mas prestadas pelo sector privado, dando ao cidadão a possibilidade de optar.

Passos Coelho desafia Manuela Ferreira Leite, a assumir este projecto, mobilizando o país para uma mudança que considera crucial nos próximos anos. "O actual modelo de funções do Estado é deficitário e ineficiente e só agravará o nosso empobrecimento" (...) é fundamental que "se acabe com a ideia de que o Estado para garantir bens e serviços tem de ser o seu produtor".

A aposta do Estado deve ser a de assegurar a criação de mecanismos de auditoria e regulação isentos, que permitam uma fiscalização e avaliação eficaz da forma como os serviços são prestados.

O Estado deve continuar a assegurar áreas como a Justiça e a Segurança Interna, onde a urgência se centra numa mudança das políticas. "Neste momento assistimos ao colapso da justiça e a um falhanço clamoroso na área da segurança. in Jornal Público

Será que a melhor solução para o futuro de Portugal está nesta forma de ver o Estado? Já existem países em que o estado é tal como PPC descreve. Esses países são mais desenvolvidos do que nós. Será que a mesma "receita" era a melhor para nós? Será que devemos mudar?

Sem comentários: