05 setembro 2008

A atitude de Sócrates

“O Parlamento Europeu aprovou ontem por larguíssima maioria um relatório sobre a política de sanções da União Europeia, no qual Portugal é visado por ter recebido em Lisboa o Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe – que está proibido de entrar no território dos Estados-membros da UE – e foi convidado a participar na cimeira UE-África, realizada em Dezembro de 2007. De lembrar que a presença de Robert Mugabe na cimeira, durante a presidência portuguesa da UE, levantou controvérsia, com o Reino Unido a ameaçar não participar no encontro. Apesar disso, o ditador africano acabou por ser convidado.”

Pelos vistos não é só em Portugal que José Sócrates faz, o que quer e bem lhe apetece, sem respeitar o povo, as regras ou as vozes da razão. Mesmo como presidente da UE, passou por cima de regras (principalmente das regras morais) e convidou um dos maiores ditadores da actualidade para estar em Lisboa.

Já como chefe do Governo Português, também fez “gala” em receber Hugo Chávez. Outro estadista que se está a tornar um tirano, já que ultimamente tem feito aprovar leis que o perpetuam no poder, tem feito nacionalizações, tem desafiado e ameaçado países vizinhos.

Por isto e pelo tipo de atitude arrogante e distante do povo, que Sócrates tem tido desde que é PM, leva-me a perguntar: Se ele fosse chefe de governo de um país africano ou sul-americano pouco desenvolvido, tornar-se-ia “Chaveziano” ou “Mugabiano” ? Provavelmente deve mudar a sua atitude…

Sem comentários: