17 julho 2009

Fascismo, comunismo e distorção

Grande polémica que aí vai, por causa do que o PSD-Madeira quer propôr como alteração à constituição. Tudo porque AJJ disse que se a constituição actual proíbe extremismos de direita, também os deve proibir à esquerda.

Quem acredita numa verdadeira democracia, não tem medo que ela se transforme em ditadura (à esquerda ou à direita), por isso não faz sentido que na constituição, hajam proibições referentes a monarquias, ditaduras, etc.

Mas, concordo com AJJ. Se lá está que é proibida a ditadura de direita (fascismo) porque não está também proibida a ditadura de esquerda (comunismo)?

Alguns querem aproveitar-se politicamente da situação e distorcer o que AJJ disse. Tentando fazer passar que ele pediu a extinção de partidos à esquerda. Nada disso, AJJ só alertou (à maneira dele, bem conhecida) para uma passagem da constituição, que está a mais.

2 comentários:

Dis disse...

Mas que raio de democracia é esta em que eu posso ser comunista mas não posso ser fascista, não está mais que provado que são a mesma coisa?

RENATO NUNES disse...

Alberto Joao Jardim e um politico fora de serie! Nao se presta a criar hesitacoes. Ou gosta-se dele ou nao se gosta.

E controverso, e impertinnete e o que eu gosto mais dele e o seu populismo. A sua maneira brejeira, quase comica, de remexer no charco e trazer ao de cima algumas verdades que convenientemente e propositadamente tem estado ocultas.

Aquilo que A.J.J. apontou esta CORRECTO.
A Constituicao TEM DE SER REVISTA e nao pode por de fora ninguem. Nem Nazistas, nem Fascistas, nem sequer Comunistas.

O Povo Portugues tem o direito de escolher a ideologia que lhe apetecer e pensar como quer.
O mais que pode estar na Cosntituicao e algo que diga que serao tomadas medidas severas contra quem na pratica de uma ideologia --qualquer delas -- provoque distrurbios, violencia ou atentados a vida e seguranca de outros cidadaos.

Fora isso, uma Constituicao nao deve inibir de modo algum que a DEMOCRACIA seja exercida em pleno. E tal vai pelo aceitar em pe de igualdade todas as faixas ideologicas desde a extrema direita a extrema esquerda.

E preferivel isso a ter "toupeiras" subterraneas conspiranado e sabotando em silencio, algo que serviria muito bem um P.C.P.ilegal.
Eu acho que e preferivel que os totalitaristas tenham todos de actuar a luz do Sol , o mais poderoso desinfectante que existe.