20 outubro 2008

Açores 2008

O PSD teve mais uma derrota nos Açores, mas ela não é passível de ser extrapolada para o campo "Nacional". Todos sabemos que eleições Regionais ou Locais, têm um sentido diferente das Nacionais. Por isso, em muitos concelhos, ganha um partido nas autárquicas e outro nas legislativas.

Manuela Ferreira Leite disse que se queriam fazê-lo com os Açores, deveriam também comparar os resultados da Madeira. E esteve bem, porque devemos ser coerentes, e os argumentos não servem apenas para as situações em que nos dá jeito.

Preocupante é de facto, a alta taxa de abstenção, cerca de 53%. Isto demonstra o afastamento da população em relação á política e aos políticos. Consequência de comportamentos eticamente reprováveis (como os que foram vistos ao longo desta campanha regional) e da falta de credibilidade dos candidatos.

Apesar de Sócrates ter pretendido fazer passar a imagem de uma grande vitória, o que é certo é que Carlos César e o PS-Açores perderam 1 deputado, 15 mil votos. E tiveram a menor diferença de sempre.

Para quando uma mudança na maneira de comentar resultados? para quando uma forma coerente e verdadeira de analisar eleições?

Sem comentários: