25 setembro 2008

Ética e trica política

Na publicação do seu livro Mudar de Vida, Luis Marques Mendes voltou a falar de uma questão que está intimamente ligada á sua passagem pelo PSD: a ética na política. O ex-lider disse: "Há várias eleições no próximo ano. Os partidos vão ser chamados a [...]escolher candidatos. Considero ser um bom momento para arrepiar caminho e voltar a colocar no centro da agenda política nacional o tema da ética na vida política"

Na mesma semana, mais dois casos vêm a publico e dão razão a LMM. Santana Lopes perde a imunidade parlamentar para responder num caso de abuso de poder aquando da sua estadia na CML. Valentim Loureiro, é acusado mais uma vez, de prevaricação num negócio entre a CMG e os STCP.

Na minha opinião, Valentim nunca mais se livrará de processos judiciais, tal foi a quantidade de "enormidades" que deverá ter feito. Já no caso de Santana Lopes não tenho dúvida que a noticia de suposta atribuição ilegal de fogos, só veio a público porque se começou a falar da sua eventual candidatura à CML. A máquina de trica política do PS fez com que a noticia saísse em todos os media.

É necessário mudar a forma de gerir as autarquias. É necessário mudar os critérios de escolha dos candidatos. Mas também é necessário mudar a definição de política. Política não são as tricas, os golpes...

Sem comentários: