16 setembro 2008

The show must go on

Tal como noutras áreas da governação, na Educação, o espectáculo tem de continuar. Este mês de rentrée nas escolas, foi fértil em acontecimentos que costumam ser negativos para o Governo, mas com a estratégia de marketing utilizada por Sócrates, tudo isso parece ultrapassado.

Ao longo do último ano, fecharam-se escolas por todo o país; Nas colocações deste ano, 40 mil professores ficaram no desemprego; No ensino superior, as propinas aumentaram e apenas em Faro e Açores não será cobrada a propina máxima; Um erro do sistema de candidaturas deixou 500 alunos de fora da FADEUP.

Mas, nos media o que vemos? Vemos que a educação é uma maravilha, devido às políticas implementadas por Sócrates e Cª. Ele que convocou vários ministros para dar espectáculo na distribuição de diplomas por várias escolas do país, e que soltou palavras como "o amor á escola vai voltar". Tudo, na tentativa de encobrir o que acima referi.

Infelizmente só posso constatar, que a culpa não é só de Sócrates, é também dos jornais e TV's portugueses. Se isto acontecesse (e aconteceu) com governos doutros partidos, a comunicação social não deixaria passar nadinha em claro. Basta lembrar o episódio das falhas no concurso dos professores em 2004, e o escândalo que se fez. É importante que a comunicação social mude, seja imparcial, e contribua para um melhor Portugal...

Sem comentários: