10 setembro 2008

11 Setembro 2001

Aviões desviados batem no topo do World Trade Center em Nova York, e no Pentágono em Washington. Um quarto avião despenha-se numa floresta na Pensylvania. As operações em Wall Street param. Todos os aeroportos são fechados e os voos cancelados pela primeira vez em todos os EUA. O exército americano fica em alerta total e o presidente George Bush fala à nação dizendo que “vamos apanhar os responsáveis e trazê-los à justiça”. Centenas de policias e bombeiros enviados para socorrer os trabalhadores do World Trade Center ficam soterrados com a queda das torres. Por todo o mundo este ataque á condenado.

7:58 a.m. – Voo 175 da United Airlines parte de Boston com destino a Los Angeles, com 56 passageiros, 2 pilotos e 7 hospedeiras. O Boeing 767 é desviado e levado para Nova York.

7:59 a.m. – Voo 11 da American Airlines parte de Boston com destino a Los Angeles, com 81 passageiros, 2 pilotos e 9 hospedeiras. O Boeing 767 é também desviado e levado para Nova York.

8:01 a.m. – Voo 93 da United Airlines, um Boeing 757 levando 38 passageiros, 2 pilotos e 5 hospedeiras, parte de Newark para São Francisco.

8:10 a.m. – Voo 77 da American Airlines parte de Washington para Los Angeles, levando a bordo 58 passageiros, 2 pilotos e 4 hospedeiras. O Boeing 757 é desviado logo após descolar.

8:46 a.m. – Voo 11 da American Airlines despenha-se contra a torre norte do World Trade Center. (Acordo uns minutos depois e ligo a CNN. Fico sem reacção, a minha irmã e tia estão em Nova York)

9:03 a.m. – Voo 175 da United Airlines despenha-se contra a torre sul do World Trade Center. (Se a preocupação era muita, desmesurou-se, multiplico-me em telefonemas que não chegam nem a casa, nem a Nova York)

9:21 a.m. – Todas as pontes e túneis que levam a Nova York são fechados. (Alguem já conseguiu falar com elas, estão bem. Estavam numa excursão fora de Manhattan.)

9:25 a.m. – Todos os voos, são obrigados a aterrar pela Administração de Aviação Federal. (O meu telefone não para de tocar. Todos os amigos que sabem, ligam a perguntar pela minha irmã)

9:45 a.m. – Voo 77 da American Airlines despenha-se contra o Pentágono. (Elas estão "presas" fora de Manhattan e estão a ser levadas para um motel)

10:05 a.m. – A torre Sul do World Trade Center cai. (Nem quero acreditar no que vejo. Nunca pensei que caíssem as torres. Alguns especialistas na TV diziam que era impossível)

10:10 a.m. – Voo 93 da United Airlines despenha-se numa floresta da Pensylvania. (Graças ao esforço e coragem de alguns passageiros que confrontaram os terroristas.)

10:28 a.m. – A torre Norte do World Trade Center cai. (Foi o fim de um espectáculo horrível. Ver pessoas a atirarem-se das janelas... é o desespero)

(Depois de uns dias fora de Manhattan com a "roupa do corpo". A volta ao hotel, e o retorno à Europa. Horas passadas e estavam em casa. Em Portugal. Fica o susto. E algo mais... tinham bilhete para subir ao World Trade Center na noite do dia 11...)

Sem comentários: