17 junho 2009

Moção de desconfiança do povo

O governo de José Sócrates enfrenta hoje uma moção de censura apresentada pelo CDS-PP. Não se pode dizer que esta é consequência dos resultados eleitorais de dia 7 de Junho, até porque já há um ano atrás, o CDS havia apresentado uma outra moção de censura.

Esta ferramenta, visa constranger o governo e alertar (governo e população) para os erros ou desvios na execução do programa que apresentou. Nada mais correcto nesta altura, em que passaram 4 anos desde que Sócrates tomou posse, e os erros foram-se acumulando com efeitos nefastos sobre o país.

A consequência da incompetência e da má gestão de José Sócrates e dos seus ministros, levou a maioria dos portugueses a desconfiar dele, depois de lhe terem conferido uma maioria em 2005. A moção apresentada pelo CDS hoje, nada mais é, do que o reflexo dessa desconfiança da população.

7 comentários:

psiubest disse...

Obviamente!
Aliás o CDS é a voz do povo :-)

Felizmente o PSD absteve-se em todas as outras moções de censura feitas ao governo durante esta legislatura.

Anónimo disse...

Bem que podia dar ao Paulinho Portas uns pontos nessa sua liga... Ah não, criticar o governo é que é bonito...

Tem noção que se a moção "deitasse abaixo" o governo, vivíamos, em plena crise, com um governo de gestão por 3 meses?!

Luis Melo disse...

Caro psiubest,

O jogo de palavras é uma técnica usada por Sócrates, não faças o mesmo.

Ninguém disse que o CDS é a voz do povo. Disse-se sim, que a moção do CDS reflecte um sentimento da maioria dos portugueses.

Prova disso é o resultado das últimas eleições, as contínuas manifestações, etc.

---

Caro Anónimo,

Mais uma vez repito as regras "do jogo". Esta liga é só para membros do governo. Quando o CDS estiver no governo...

Eu tenho é a noção da crise económica, financeira, social e de valores em que o país está enterrado. Muito à custa das más políticas implementadas por este governo. O mais longo (e quiçá mais incompetente) da história de Portugal.

E não se preocupe porque a maioria socialista não vai deixar que a moção deite abaixo o governo.

Mas já que fala disso. Recorda-se da moção do PSR que fez cair o governo minoritário de Cavaco em 1987? e depois? veio uma maioria absoluta do mesmo governo.

Por isso, que medo tem o senhor?

psiubest disse...

Melo, no teu comentário anterior dizes o seguinte:
"...Muito à custa das más políticas implementadas por este governo. O mais longo (e quiçá mais incompetente) da história de Portugal."

Eu lanço-te aqui um desafio:

Dá-me 2 exemplos de más políticas implementadas por este governo e explica de seguida qual o impacto que elas tiveram no aparecimento ou agravamento da crise que atravessamos.
Depois, tenta dar-nos a tua visão do que seriam políticas alternativas para os exemplos que deste, e como essas alternativas poderiam ter feito com que Portugal não estivesse na crise que está.


Aceitas este pequeno desafio?

Abraço

Luis Melo disse...

Caro psiubest,

Não preciso de estar aqui a repetir o que já ouvimos várias vezes da boca da oposição (da esquerda até à direita).

No caso das PME, o problema é de tesouraria, ou seja de dinheiro no imediato. Em vez de abrir linhas de crédito que endividam cada vez mais as empresas, deveria o governo pagar o que deve e devolver o IVA a tempo e horas. A não adopção deste tipo de medidas deixa as PME sem dinheiro para pagar ordenados ou matéria prima para produzir. Solução? fechar as portas e mandar milhares para o desemprego.

Na educação, o permanente desinteresse pelo 1º ciclo, o aumento do facilitismo no 2º ciclo e secundário, e o abandonar das universidades leva a que o futuro deste país (os jovens) seja muito negro. Os exames fáceis para disfarçar os números do insucesso; a passagem de alunos com mais de 3 negativas por decisão conselho de turma; a desautorização do professor como educador; a avaliação dos professores em detrimento da dos alunos (eles é que estão a aprender); enfim... e muito mais. Tudo medidas que degradam o sistema educativo, o mais importante do país.

E mais havia, mas não temos tempo...

Daniel Santos disse...

A verdadeira censura será daqui a alguns meses. Tenho pena de não assistir ao debate, deverá ser muito interessante.

Anónimo disse...

O povo estara com Socrates em Outubro.
Tenho a certeza.
Os bons governantes devem-se manter mesmo que as feras assanhadas pela vontade do poder andem no jogo baixo da difamacao.