26 maio 2009

Facilitismo


O "tuga" é sempre o mesmo, deixa sempre tudo para a última da hora. E porquê? porque sabe que há sempre quem facilite. Se as pessoas entregassem o seu IRS com tempo, o site nunca estaria sobrecarregado e os problemas técnicos não existiriam.

Mais uma vez o governo toma uma atitude de facilitismo e fomenta mais ainda o desleixo do povo. É por esta e por outras que temos uma crise de valores (além da crise económica, financeira e social)

12 comentários:

psiubest disse...

Melo,

Não tenho memória de em qualquer governo, as pessoas assim tenham sido penalizadas!

Depois é engraçado constantar uma situação, em que se neste caso estivessem a multar as pessoas pelo atraso, viria todo o PSD e resto da oposição em peso a criticar uma medida tão anti-social ainda por cima em tempos de crise.

Preso por ter cão e preso por não ter!

Luis Melo disse...

Caro psiubest,

Eu não sei se viria o PSD e toda a oposição dizer isto ou aquilo. Nem, tão pouco, me interessa. Esta é a minha opinião. Só tenho uma. É esta independentemente do governo.

Esta cultura do facilitismo vem desde o fim dos governos de Cavaco. Passando por Guterres, Durão e Sócrates. E é uma das razões para o estado deste país.

psiubest disse...

Sabes que, apesar de não comungar das tuas ideologias politicas, uma coisa até concordo neste contexto de facilitismo;

A educação! Aqui o facilitismo notou-se de facto e foi todo alavancado com a ideia de que os alunos seriam melhores se tivessem melhores notas, não numa perspectiva de mérito, mas sim de facilitismo. Isto tudo em prol das estatísticas e convergência para os números europeus.

Isto, eu também critico e condeno! Não é assim que se formam sociedades competitivas, competentes e empreendedoras!

Agora adiarem os prazos de entrega do IRS? O que propões para estes atrasos de 1 dia? Penhora do património?

Luis Melo disse...

É isso mesmo psiubest.

Eu sei que tu entendes o que eu quero dizer. Mas ás vezes fazes-te despercebido :)

Caro amigo, eu não proponho nada. Prazos são prazos, e são para ser cumpridos.

Eu, e tu, sabemos que há muita gente que deixa sempre tudo para a última, simplesmente porque são desleixados.

Quanto tempo têm para entregar IRS? 1 mês, 2 meses, 3 meses? não chega? Quando se chega ao final do prazo... era só mais um dia que eu precisava... não pode ser !!

Senão faz-se o mesmo com as leis: "eu só estacionei em cima do passeio por 5 minutos", "eu só ia a 20 km/h acima do limite", "eu só tinha mais 0,1 de alcoól acima do permitido", "eu só lhe dei um pontapé na cabeça", "eu só fugi aos impostos desta vez"... blá blá

E o país a caminhar para o abismo, de TGV

Anónimo disse...

não sei o que PSD e quejandos tem a ver com a incompetência de quem gere o site das finaças. Sou TOC, por isso o site é uma ferramenta para mim e o que tenho a dizer é que ele estoirou ontem e não eram os 3000/4000 users que o fariam ficar lento. Existem picos de acesso devido às consultas ao site, como deve saber a quase maioria das declarações tem que ser feitas através dele e o que acontece é que o mesmo não está, nem nunca esteve dimensionado para o tráfego exigido e ainda para mais foi escolhida esta data para alterações a esse site e ao forum.

dasContas

Luis Melo disse...

Caro dasContas,

Volto a repetir, quanto tempo têm para entregar IRS, 1 mês, 2 meses, 3 meses? não chega?

É sempre no último dia... e quando chega ao último dia... precisam de mais um dia...

E isso de o site não estar dimensionado. O senhor percebe alguma coisa disso? esteve envolvido nisso? então não fale de cor.

psiubest disse...

Concordei contigo neste ponto específico! Isto não implica que concorde com tudo o resto, que aliás na sua essência, acabo por não concordar.
Simplesmente penso por mim e não sou um seguidor cego das doutrinas de um partido!

Relativamente ao resto, aquilo de que falas e os exemplos que dás são questões do foro cultural. De facto, este facilitismo faz parte da cultura portuguesa em que apesar de todos acabarmos por ter consciência de que está errado, acabamos uma ou outra vez por sucumbir a isso também. Eu já o fiz, e tu com certeza já o fizeste também.

Agora não podes querer que o estado sirva de “educador”. Este cenário de que falas apenas é possível em sociedades totalitárias e não democráticas.

Luis Melo disse...

Caro psiubest,

O estado não tem de ser "educador". O estado tem de fazer cumprir as leis. Sem leis, sem limites, não há democracia. Sabes disso, não sabes?

Quanto ao resto. Sempre que piso o risco, assumo as minhas responsabilidades. Pago multas, etc. E acho bem pagá-las. Afinal de contas transgredi.

Quanto ao resto dos tugas...

Anónimo disse...

Caro Melo,

Sem querer alimentar uma flame, mantenho que o site não está devidamente dimensionado para a procura. Cerca das 14:00 estavam online 2027 users e estava dificil submeter as declarações.
O site não é só utilizado em Maio, tem uma actividade quase diária. E vamos ver agora na entrega do IRC...

dasContas

Anónimo disse...

também concordo que os prazos são para cumprir e faço por isso, claro que existe muito laxismo e deixa andar...

mas, e ainda bem, muito coisa já mudou para melhor na função pública!!

...e vou trabalhar que o site e os prazos não esperam por mim....

Anónimo disse...

SR dascontas,

Tas a brincar 2024 users e o site fica bloqueado???? Não me digas que o servidor é um magalhães!!!

NFPM

Luis Melo disse...

Caro NFPM,

De facto esse comentário dos Sr dasContas é hilariante.

Quer-nos convencer que o site das finanças cai com 2027 users online.

Só se o servidor fosse mesmo um Magalhães... lolol

Mas isso é uma prova de que o sr dasContas não sabe do que fala. Eu já lhe tinha dito para não falar de cor...