27 maio 2009

Armada lusa em Roland Garros

Este ano o quadro principal de Roland Garros teve 3 portugueses. O mais cotado, Frederico Gil (67º ATP), teve azar no sorteio e perdeu na 1ª eliminatória com David Ferrer (14º ATP) pelos parciais de 6-2, 6-4 e 6-4.

Rui Machado, actualmente 130º ATP conseguiu a proeza de ultrapassar o qualifying e também de vencer o belga Kristof Vliegen (94º ATP) em 5 sets, na 1ª eliminatória. Hoje, frente a Fernando Gonzalez (12º ATP) cedeu em 3 sets: 6-3, 6-2, 6-3. Ainda assim, uma excelente participação.

Em femininos, a coqueluche portuguesa, Michelle Larcher Brito (132ª WTA), ultrapassou o qualifying, venceu espectacularmente Melanie South (121ª WTA) em 3 sets e hoje surpreendeu tudo e todos, ganhando o encontro frente à chinesa Jie Zheng (15ª WTA). A portuguesa de 16 anos continua a surpreender e a afirmar-se no circuito feminino.

2 comentários:

pedro68 disse...

Caro Luís:

Obrigado pelo comentário no "Pregos no Prato". Estaremos ambos de acordo quanto à extraordinária prestação de Michelle Brito e mesmo de Rui Machado (este, mais no qualifying) e quanto ao azar de Gil no sorteio.
Se Gil quer competir em Grand Slams vai correr o risco de ficar sempre na 1.ª ou 2.ª ronda e perder pontos no ranking ATP. Esse equilíbrio entre a colecta de pontos (em torneios menos cotados) e o prestígio dos grandes torneios é um dos segredos mais bem guardados do ténis profissional…
A estatística que apresentei quanto à partida de hoje do Rui Machado não é para diminuir o seu mérito, mas antes para o potenciar!

Luis Melo disse...

Sem dúvida que o sistema de pontos ATP é um "pau de dois bicos", e as contas têm de ser muito bem feitas.

De qualquer forma, Gil tem de aproveitar o facto de estar nos 100 melhores lugares para entrar directamente nestes torneios.

Quanto ao Rui, tem toda a razão na análise que faz. O serviço é o ponto fraco dele. Mas concerteza vai treiná-lo mais daqui em diante.

A Michelle... sem palavras... espero muito dela. Parece-me que há possibilidades de vir a ser uma das figuras de proa no desporto português e mundial.