13 abril 2009

A namoradinha...

Quando Fernanda Câncio escreveu o artigo "pressões impressivas" no blogue jugular, perdi mais uma vez latim e tempo a comentar:

"Será que a senhora não vê, que na posição em que está, não devia falar destas coisas? Por mais que seja bem intencionada, será sempre vista como sendo parcial. E portanto, assim sendo, não tem os resultados que a própria deseja. Será que a senhora é tão ceguinha que não vê isto?"

Claro que o caso é mais grave do que isso. E como tal, já alguns colegas começam a por em causa os artigos e opiniões da jornalista. Era bom que a senhora recordasse algo sobre a independência dos jornalistas: o ponto 10 do Código Deontológico, onde se diz que "O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses"

5 comentários:

Anónimo disse...

Fernanda Câncio é uma jornalista e acima de tudo é uma cidadã que tem todos os direitos como qualque cidadão. Não é PR nem PM nem esposa de nenhum deles. Logo, é tão livre como a Manuela Moura Guedes que deveria limitar-se a dar notícias sem as comentar, e até tem sido muito aplaudida por esses feitos.Ainda não vi ninguém a mostrar a sua indignação para com a (jornalista?) apresentadora de telejornal. Por vezes infringindo o art 14 -1 alínea a); e)
-2 alínea c) e d)
Com um pouco mais de pesquisa no estatuto, talvez encontre mais infracções.
Em contrapartida, já vi criticarem Fátima Campos Ferreira por estar a ser simpática para este governo.
Cumprimentos
Jorge Ribeiro

Luis Melo disse...

O Jorge Ribeiro diz que F.Câncio é uma cidadã e tem direito de dizer o que pensa. Obviamente que sim... mas nada disso invalida o que eu disse...

1 - Ela é jornalista e, como tal, tem de obedecer a um estatuto. Está a quebrá-lo...

2 - Por mais razão que tenha, nunca vai conseguir vingar a sua ideia, pelo facto de ser namorada do PM e por isso ser tida como parcial.

E o que tem Manuela Moura Guedes ou Fátima Campos Ferreira a haver com este assunto? NADA !!!... é o típico "desvio de conversa"

Anónimo disse...

Então a Manuela Moura Guedes não é jornalista?
Não tem também que obedecer ao estatuto?
Então porque é que faz aqueles comentários jocosos?
Não tem nada a ver com Fernanda Cancio?
Se a MMG pode dar o espectáculo que dá às sextas feiras então Fernanda Câncio tem igual direito de exprimir as suas opiniões mesmo que isso incomode muita gente...

João Lima

Luis Melo disse...

Caro João Lima,

Se não fosse tão "cego" era capaz de ler o que eu escrevi e pensar no que escrevi.

MMG não é namorada do PM, por isso nunca será vista como sendo parcial neste caso. Ela não tem interesses pessoais no caso, por isso nunca quebrará aquela alínea do estatuto de jornalista.

Logo, MMG não tem nada a haver com este caso. Se noutra altura quiser falar comigo sobre a forma de MMG fazer jornalismo, podemos conversar. E talvez até estejamos de acordo.

Anónimo disse...

Antes de ter este relacionamento com o PM já se sabia que Fernanca Cancio tinha um pensamento de esquerda.
Portanto, nada de novo.
Continua na mesma linha nada mudou.
A unica diferença com o passado é que é namorada do PM e como tal desperta mais curiosidade.
Poucos são os jornalistas isentos. Nenhuma "autoridade para a comunicação social" poderá julgar os comportamentos de algum jornalista porque senão abririam uma excepção dificil de controlar.
Os juizes são o grande publico e todos sabem do seu relacionamento. Portanto os alegados "interesses pessoais" de FC são conhecidos de todos.
Nada mais claro que isto.
A preocupação deve-se centrar qd os interesses são obscuros...

João Lima